sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Alunos da E. M. Prof. Efantina de Quadros conquistam o 1º lugar na FECINOVA. “Feira de Ciências e Tecnologia de Nova Andradina”

A Escola Municipal Professora Efantina de Quadros conquistou o 1º lugar na FECINOVA 2015 – categoria engenharia e ciências agrárias - com o projeto Aquário Autossustentável. Este projeto foi desenvolvido pelos alunos Camila Vitória Ventura Queiroz, Geovana Souza Santos, Paulo Henrique Zucão Costa e Igor Rodrigues Roldan Gomes, orientandos do professor Paulo Ferreira Freitas e da professora Ignes Garcia Mendes. A pesquisa iniciou a partir da observação de um dos alunos quanto à determinação atual em economizar energia elétrica. A partir desse ponto os professores incentivaram os alunos a procurarem métodos alternativos de produção e economia de energia, assim iniciaram-se as pesquisas para montar um aquário que realizasse o processo de filtragem e oxigenação sem energia externa e que fosse feito a partir de materiais de baixo custo. A escola além deste projeto também participou com os projetos “Transformação dos discos Blu-Ray em placas solares” orientado pelos professores Ignes Garcia Mendes e Paulo Ferreira Freitas e “Reutilização da água do bebedouro na irrigação sustentável de hortas suspensas” orientado pela professora Jaqueline Fonseca. Os projetos também tiveram a coordenação da professora coordenadora Marilda Antunes de Freitas e a tutoria do professor doutorando do IFMS Márcio Palácios de Carvalho. A diretora Mara Ivâne de Oliveira Costa destaca a importância da participação dos alunos e professores da escola na FECINOVA por se tratar de uma feira que valoriza a iniciação tecnológica e científica e também ressalta a necessidade de se incentivar a pesquisa no Ensino Fundamental desde as séries iniciais. O grupo vencedor participará da etapa estadual da FECINOVA em Campo Grande, capital do Estado, no início de novembro deste ano.


 

Um comentário:

  1. it is verynice article and good postthanks for sharing this article to us
    i really like this article because i got good info about this article thanks for haring this article to us .best regards.
    sap hana training in hyderabad

    ResponderExcluir